segunda-feira, 2 de novembro de 2020

DEVIR CINEMA: A IMAGEM É UM PENSAMENTO EM MOVIMENTO

O Cineclube Devir Cinema é um projeto de extensão da Universidade Federal do Oeste de Bahia (UFOB) iniciado em 2015, no município de Santa Maria da Vitória. Busca desenvolver a proposta cineclubista de difusão de obras cinematográficas para além de sua utilidade como entretenimento, usando-as como disparadores de reflexões coletivas e presenciais. Seu objetivo principal é promover e incentivar o desenvolvimento de uma cultura cinematográfica promovendo o acesso da comunidade local ao cinema como expressão de arte.

Recentemente, uma necessidade de expandir os limites desta iniciativa, por dois motivos, nos levou a formular uma nova versão do Cine Clube Devir Cinema. A primeira razão é a necessidade de quebrar barreiras físicas e geográficas, a exemplo de outros cine clubes, e levar os benefícios desta experiência para horizontes ainda não explorados por nós. Assim, buscamos chamar pessoas de outros lugares a desfrutarem desta experiência instigante e enriquecedora.

A segunda razão é a obrigatoriedade de ocupar outros espaços de comunicação e de sociabilidade graças a uma nova realidade à qual está submetida a circulação de pessoas em espaços físicos no mundo todo. Este novo formato de nossa ação social cinematográfica começa com uma sessão de cinema e reflexão sobre os filmes rodados que vai até as pessoas, reconfigurando as fronteiras de nossas atividades.

Mostra Devir Cinema Virtual

Este evento que propomos e realizamos em novembro de 2020 está inserido nas atividades do Cine Clube Devir, enquanto projeto de extensão da UFOB, e consistiu em uma Mostra de Cinema Virtual, oferecida ao público à feição do conceito do Devir que norteia nossas ações. A pandemia da Covid-19 nos coloca diante da impossibilidade de continuarmos as atividades presenciais, portanto, lançamos mão das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação para adotar uma mudança de metodologia no formato de apresentação das sessões.

A partir deste evento, a Mostra Devir Cinema Virtual, nossas atividades adotaram o formato virtual no ciberespaço. Mostramos o caminho para nosso público acessar os filmes e os debates acontecerão em plataformas digitais, sempre contando com a participação de convidados especiais para apresentação dos universos dos filme e posterior discussão.  

Nesta primeira mostra por via rede mundial de computadores, foram debatidos seis filmes que remetem a duas temáticas que consideramos relevantes para promover reflexões sobre nossa atualidade: a primeira no marco do mês da Consciência Negra e a segunda a situações de pandemia nos seus diferentes aspectos.

Mais que assistir e comentar: transformar!

Por que todo este esforço colocado para um cine clube desta natureza funcionar? Porque queremos  propor uma relação especial com o cinema, e, para isso, partimos da perspectiva de que assistir a um filme pode ser muito mais do que um simples passatempo, um entretenimento. O cinema que nos interessa aqui é arte, ou seja, uma forma de expressão do pensamento, assim como o são a ciência e a filosofia.

Falando então, não de qualquer cinema, mas do cinema que é arte, podemos dizer que o cinema faz pensar, justamente porque pensa ele próprio, é também um órgão de pensamento, portanto, cria realidade! Ou como diz o filósofo Gilles Deleuze, "o cinema é produtor de realidade". Estamos falando de pensar as imagens do cinema e os seus poderes, pensar com essas imagens e deixar-se afetar com suas ressonâncias, pois a forma de pensar do cinema não diz respeito apenas ao cinema, mas ao mundo. Esta é a proposta do movimento cineclubista, e o ‘Devir’ o conceito norteador da nossa experiência de Cine Clube.

O que é um “Devir Cinema”?

Os efeitos férteis do cinema podem estilhaçar os efeitos de uma cultura que nos emoldura nos seus padrões homogeneizantes, ao implicar o pensamento, a percepção e a sensação. Então, nossa sensibilidade se transforma, muda, se torna o que não é, entra em devir: torna-se uma estética, não como uma mera apreciação do belo, mas como uma estética da existência com a qual construímos nossa vida como uma obra de arte, nas palavras de Michel Foucault.

O cinema como devir ou o devir cinema é essa possibilidade de reinvenção do próprio cinema que nos afeta para nossa própria reinvenção. Deixe-o vir. Devir cinema.


CALENDÁRIO DA MOSTRA VIRTUAL DEVIR CINEMA - CINE CLUBE

06/11/2020: "Faça a Coisa Certa" (1989). Direção: Spike Lee

13/11/2020: "Café com Canela" (2017). Direção: Glenda Nicácio & Ary Rosa

20/11/2020: "Fronteiras" (2017). Direção: Apolline Traoré

27/11/2020: "A Ùltima Abolição" (2017). Direção: Alice Gomes

04/12/2020: "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008). Direção: Fernando Meirelles

11/12/2020: "O Dilema das Redes" (2020). Direção: Jeff Orlowski

18/12/2020: Conversa com o público para sugestões, críticas, continuidades.

Clique aqui e faça sua inscrição JÁ!

Para participar dos debates é necessário baixar o aplicativo do Google Meet, clicando aqui!

Em cada data, são oferecidas instruções aos participantes (inscritos ou não) para acesso aos filmes e para participação nos momentos de discussão!

PARA O FILME DESTA QUINTA FEIRA 18/02/2020, "A ONDA" BASTA BAIXAR O GOOGLE MEET E ACESSAR A SALA DE REUNIÃO NO DIA E NA HORA DA EXIBIÇÃO E DO DEBATE!  

Maiores dúvidas, escreva-nos no e-mail devircinema@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UFOB ABRE VAGAS PARA BOLSA REMUNERADA E VOLUNTÁRIOS DO PIBIEX

Santa Maria da Vitória (Ba) - A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) anunciou nesta quarta feira (24) a abertura de 41 vagas no Pr...